PROJETO SORRIR

Alcançando Vidas

O Projeto Sorrir  surgiu em julho de 2002, com o objetivo de levar atendimento odontológico e orientação sobre saúde bucal à pessoas carentes.

Além disso, o projeto orienta profissionais de odontologia para o atendimento em contextos de precariedade; estudantes de odontologia para o auxílio no atendimento; e treina também cidadãos comuns, que podem atuar como agentes comunitários de saúde na área de conscientização e prevenção bucal.

Desde o início, o trabalho no Projeto Sorrir é desenvolvido tendo como alvo a multiplicação.

A ideia é que cada vez mais pessoas recebam treinamento, como dentistas ou agentes comunitários, para que possam propagar atendimento e informações que mudem a realidade de comunidades carentes, transformando cidades, Estados e nações nessa área.

A saúde bucal está relacionada com a saúde do corpo inteiro. Levar atendimento e orientação de cuidados básicos à pessoas que não têm acesso a isso transmite não apenas informação, mas transformação de vida e dignidade. Pessoas se sentem valorizadas e respeitadas, como devem ser.

– O Projeto Sorrir já atuou em cidades do Brasil, Paraguay , Cuba (América), Timor Leste (Ásia) e Senegal (África). Nessa viagem feita ao Timor , de outubro a dezembro de 2005, oito mulheres receberam treinamento. Elas aprenderam cuidados básicos de higiene bucal e corporal e confeccionaram escovas dentárias com bambu e fibra de côco. Era comum encontrar famílias com apenas uma escova para todos os moradores da casa.

– Todos os anos, desde 2007, o Projeto Sorrir leva uma equipe de estudantes e profissionais de odontologia para atender a população carente de Coronel Oviedo, no interior do Paraguay . Nesse país, cerca de 80% da população não tem acesso a dentistas. Um dos casos atendidos pelo Projeto Sorrir , foi de um rapaz de 20 anos, da zona rural, que nunca havia tido uma escova dental por não ter informações sobre a necessidade de se escovar os dentes.

– Desde 2011, alunos de cursos de odontologia em Maringá/PR (UEM e Unicesumar), assistem a palestras sobre a forma de atuação do Projeto Sorrir , que se dá em contextos sociais precários, transculturais e através de trabalhos voluntários.

– Desde 2007, o Projeto Sorrir treina equipes dentro de acampamentos para jovens e escolas de treinamento da organização Jovens Com Uma Missão (JOCUM) para o trabalho na área de saúde bucal – atendimento e prevenção. Dessa forma, o Projeto Sorrir tem se multiplicado e alcançado mais pessoas em diferentes partes dentro e fora do Brasil.

+ INFO
@jocummaringa.com.br
+ 55 44 9 9136 5741 (whatsapp)